Project Description
Joanetes
O joanete, tecnicamente chamado de “hálux valgo”, é um espessamento da articulação dos dedos do pé que origina o seu desvio.
É frequente encontrar nas consultas uma ligação de hereditariedade entre diversos membros da mesma família, por vezes, a mãe apresenta um joanete muito saliente e a filha adolescente apresenta já sinais de vir a sofrer da mesma patologia. O que de facto é herdado é uma forma de caminhar que propicia o aparecimento de joanetes, são assim muitos passos na vida a caminhar de uma forma incorrecta com a ajuda de outras situações como saltos altos e/ou sapatos apertados e de forma bicuda.
Como se pode prevenir o aparecimento do joanete?
Sendo a principal causa do joanete a forma incorrecta de caminhar, a melhor prevenção é avaliar-se como esse modo de andar contribui para a pressão e sobrecarga do pé.
Para diminuir essa pressão é necessário:
- avaliar, segundo um estudo biomecânico, as diferenças de pressão ao longo das passadas que uma pessoa dá;
- utilização de palmilhas personalizadas à forma do pé que equilibram as diferenças de pressão nas zonas do pé;
- evitar o uso continuado de saltos altos, cada centímetro de altura do salto contribui de forma progressiva para o aumento da sobrecarga da zona metatarsal (debaixo dos dedos).
- não escolha sapatos com biqueira muito apertada, para evitar que os dedos se sobreponham;
Tratamento do joanete
Os principais objectivos do tratamento são a diminuição/erradicação da dor e retardar a progressão do joanete. Para o caso de joanetes numa fase inicial, recomenda-se a utilização diária de palmilhas de correcção personalizadas que podem diminuir a dor ao caminhar provocada pelo joanete. Este modelo de palmilhas desenvolvidas de forma única e personalizada ao pé de cada um, equilibram a pressão exercida no pé e corrigem a forma de caminhar. Aliado às palmilhas deve estar a correcta escolha do calçado.
Para situações em que o joanete está muito desenvolvido trazendo dificuldades em caminhar e dor aguda, a solução mais eficaz é a cirurgia e a consequente utilização de palmilhas para evitar aumento desequilibrado da carga sobre o pé, de modo a evitar o reaparecimento. Actualmente uma cirurgia ao joanete pode ter várias abordagens e as técnicas têm evoluído bastante conseguindo-se obter resultados muito bons, a nível funcional e estéticos.