Joanetes 2017-02-22T01:04:21+00:00

Project Description

Joanetes

O joanete, tecnicamente chamado de “hálux valgo”, é um espessamento da articulação dos dedos do pé que origina o seu desvio.

É frequente encontrar nas consultas uma ligação de hereditariedade entre diversos membros da mesma família, por vezes, a mãe apresenta um joanete muito saliente e a filha adolescente apresenta já sinais de vir a sofrer da mesma patologia. O que de facto é herdado é uma forma de caminhar que propicia o aparecimento de joanetes, são assim muitos passos na vida a caminhar de uma forma incorrecta com a ajuda de outras situações como saltos altos e/ou sapatos apertados e de forma bicuda.

Como se pode prevenir o aparecimento do joanete?

Sendo a principal causa do joanete a forma incorrecta de caminhar, a melhor prevenção é avaliar-se como esse modo de andar contribui para a pressão e sobrecarga do pé.

Para diminuir essa pressão é necessário:

  • avaliar, segundo um estudo  biomecânico, as diferenças de pressão ao longo das passadas que uma pessoa dá;
  • utilização de palmilhas personalizadas à forma do pé que equilibram as diferenças de pressão nas zonas do pé;
  • evitar o uso continuado de saltos altos, cada centímetro de altura do salto contribui de forma progressiva para o aumento da sobrecarga da zona metatarsal (debaixo dos dedos).
  • não escolha sapatos com biqueira muito apertada, para evitar que os dedos se sobreponham;

Tratamento do joanete

Os principais objectivos do tratamento são a diminuição/erradicação da dor e retardar a progressão do joanete. Para o caso de joanetes numa fase inicial, recomenda-se a utilização diária de palmilhas de correcção personalizadas que podem diminuir a dor ao caminhar provocada pelo joanete. Este modelo de palmilhas desenvolvidas de forma única e personalizada ao pé de cada um, equilibram a pressão exercida no pé e corrigem a forma de caminhar. Aliado às palmilhas deve estar a correcta escolha do calçado.

Para situações em que o joanete está muito desenvolvido trazendo dificuldades em caminhar e dor aguda, a solução mais eficaz é a cirurgia e a consequente utilização de palmilhas para evitar aumento desequilibrado da carga sobre o pé, de modo a evitar o reaparecimento. Actualmente uma cirurgia ao joanete pode ter várias abordagens e as técnicas têm evoluído bastante conseguindo-se obter resultados muito bons, a nível funcional e estéticos.

Marcação de Consulta

Preencha o formulário abaixo ou se preferir nós contactamos. Aqui!

* Preenchimento Obrigatório

** Preenchimento Obrigatório, confirmação após contacto pelos nossos serviços